
D E S T A Q U E  3  
 PÚBLICO • QUARTA-FEIRA, 15 NOV 2006

Um conto da escritora palestiniana 
Selma Dabbagh inclui este desa-
bafo desesperado de uma mulher 
para o marido e a filha, apanhados 
no Kuwait pela invasão do Iraque, 
em 1991: “Tenho estado colado ao 
televisor. Tantas mentiras! Que 
distorção!” A narradora é a filha ado-
lescente que quando volta ao Reino 
Unido começa a seguir as notícias 
febrilmente e entende, finalmente, a 
fúria que observa muitas vezes aos 
pais quando vêem televisão. Enten-
de, quando “já percebia o que é que 
isto significava para todos nós”.

“Nós” pode ser um país, pode ser 
um povo, pode ser uma religião, 
mas de facto o que os media veícu-
lam tem consequências directas nas 
vidas das pessoas. Este sentimento 
de desconfiança em relação a alguns 
meios de comunicação ocidentais, e 
sobretudo, esse sentimento de injus-
tiça, não é apenas ficção. 

“Há um enorme sentimento de 
mal-entendido no mundo árabe no 
que toca a muitos temas”, confirma 
Baria Alamuddin. “Não só religião, 
mas política, cultura...”

O diário libanês para o qual Ala-
muddin trabalha desde Londres, o 
Al Hayat, lançou recentemente um 
site em inglês, para tentar combater 
o que considera ser esse desequilí-
brio de informação. 

“Se há este sentimento, é preciso 
fazer alguma coisa”, diz Alamuddin. 
“Portanto, é muito importante algo 
como a Al-Jazira Internacional. Nós 
temos necessidade de compreensão e 
não de aumentar as diferenças.”

O que Alamuddin pode fazer pes-
soalmente faz: na altura do conflito 
do Líbano, ofereceu-se para estar 
presente em todos os debates, em 
todas as televisões britânicas, por-
que queria certificar-se de que “a 
situação era  bem explicada”.

Zaki Chehab é outro libanês, 
também do Al Hayat e do canal 
árabe LBC, sediado em Londres, 
que deposita esperanças no canal 
internacional da Al-Jazira. Chehab 
comenta que com facilidade os 
canais ocidentais dão demasiado 
tempo de antena a extremistas e 
a discussões sobre extremismo e 
tempo a menos a moderados ou à 
cobertura de outros temas e even-
tos que, numa perspectiva árabe, 
mereceriam mais atenção. 

Também Mohamed Masharqa 
gostava que a Al-Jazira pudesse 
contribuir para a forma como no 
Ocidente se entende o mundo árabe, 
mas é mais cauteloso. 

“Blá, blá, blá” é como caracteriza 
o discurso da Al-Jazira English 
quando diz que quer ser uma ponte 
entre culturas. “Diálogo civiliza-
cional”, diz com amargura. “Em 
poucos minutos, George W. Bush 
destruiu o diálogo civilizacional 
com a expressão ‘islamofascistas”, 
comenta, acrescentando: “Vamos 
ver de que tipo de diálogo é que se 
está a falar.”

Como jornalista, explica Baria 
Alamuddin, só pode querer um 
meio justo e transparente. Como 
jornalista, acredita no poder do 
conhecimento. “Os mal-entendidos 
nascem da ignorância. Conheci-
mento é compreensão.” ■   SUSANA 
MOREIRA MARQUES, Londres

A opinião de três 
jornalistas árabes 
sobre o “diálogo 
civilizacional” 
ou a falta dele

CNN ÁRABE OU “TV JIHAD”
Em 1990, quando o Iraque invadiu o Kuwait, 
os media oficiais sauditas levaram 48 horas 
a mencionar o facto. Parece impensável, mas 
era possível. Hoje já não é e a razão principal 
chama-se Al-Jazira. A Arábia Saudita nunca per-
mitiu que a TV que pôs o Qatar no mapa abrisse 
uma delegação no país e chegou a impedi-la de 
cobrir a peregrinação a Meca, mas as parabóli-
cas levam-na a milhões de casas no reino. Com 
concorrentes que entretanto surgiram, como a 
Al-Arabiyah (sediada no Dubai, financiada por 
capitais sauditas), foi a Al-Jazira a primeira a 
introduzir o debate em programas como The 
Other Opinion ou The Opposite Direction, 
uma versão do Crossfire da CNN.

O emir Sheikh Hamad bin Khalifa al-Thani 
continua a injectar anualmente 100 milhões de 
dólares dos lucros do gás natural e do petróleo no 
negócio da informação. Os críticos dizem que o 
faz para contrabalançar o peso saudita na região 
e sustentam que o canal foi “roubado” aos libe-
rais pela facção islamista da família, que assim 
pode dar peso a vozes como as da Irmandade 
Muçulmana egípcia. Os defensores lembram 
que foi também Hamad Khalifa a permitir 
outras reformas democráticas no seu país. O 
canal é muitas vezes acusado de ser porta-voz 
dos terroristas. Abu Mussab al-Zarqawi, o san-
guinário chefe da Al-Qaeda no Iraque morto 
pelos americanos em Junho, descreveu-a como 
“porta-voz dos americanos”.

A fúria de Arafat 
A cobertura da segunda Intifada, em 2002, quatro 
anos depois do nascimento da Al-Jazira e apenas 
um desde que passara a emitir 24 horas por dia, 
impôs a televisão do Qatar como sucesso regio-
nal. Depois do 11 de Setembro, muitos analistas 
repetiriam que aquilo que realmente enfurece a 
opinião pública árabe são os rostos das crianças 
e mulheres palestinianas que vêem na Al-Jazira. 
Mas a televisão, que antes e depois teve o seu 
trabalho boicotado em Marrocos, na Argélia, 
na Tunísia, no Egipto, na Líbia, no Iraque, no 
Iémen, no Kuwait ou no Irão, por entrevistar 
opositores ou noticiar manifestações, também 
conseguiu irritar a Autoridade Palestiniana. Em 
Março de 2001, a Autoridade Palestiniana fechou 
temporariamente os seus estúdios de Ramallah 
por causa da promoção de uma série documental 
sobre a guerra civil libanesa onde Yasser Arafat 
aparecia em imagens pouco favoráveis.

Já Israel é um dos poucos países no Médio 
Oriente que nunca baniu a Al-Jazira. Foi o pri-
meiro canal árabe a ouvir israelitas. “Tentam 
o melhor por ser justos e mesmo se por vezes 
discordo com a cobertura, não é tendenciosa”, 
afirmou ao Jerusalem Post Daniel Seaman, chefe 
do gabinete de imprensa do Governo israelita.

Exclusivo em Cabul
A Operação Raposa do Deserto, em 1998, já tinha 
levado o logótipo da estação para lá das frontei-
ras árabes: como única cadeia com jornalistas 
dentro do Iraque quando começaram os ataques 
ordenados por Bill Clinton ao arsenal de Saddam 
Hussein, as suas imagens foram disponibiliza-
das aos canais internacionais. Mas muitos na 
Europa e nos Estados Unidos só decorariam o 
logótipo ondulado e dourado quando as bombas 
norte-americanas começaram a cair em Cabul, a 
7 de Outubro de 2001. Depois do 11 de Setembro, 
quando começou a retaliação contra os taliban, 
as imagens que o mundo viu foram fornecidas 
pela Al-Jazira. Era a única TV estrangeira pre-
sente na capital afegã.

Osama e a “TV Jihad”
Duas horas depois de a aviação norte-americana 
começar a atacar alvos no Afeganistão, a Al-Ja-
zira transmitia a primeira declaração de Osama 
bin Laden pós-11 de Setembro, agradecendo a 
Deus ter atacado a América. Já no fim do mês, 
a televisão entrevistou Bin Laden e ele sugeriu 
pela primeira vez a sua ligação aos ataques de 
11 de Setembro. Os EUA protestaram, falaram 
de incitação à violência contra americanos e 
denunciaram a possibilidade de Osama poder 
estar a fazer passar ordens em código. A Al-Jazi-

Em dez anos a Al-Jazira 
cresceu, regionalizou-se e, mesmo 

em árabe, internacionalizou-se. 
Orgulha-se de provocar tanta 

irritação nos palácios de Riad como 
nos gabinetes da Casa Branca.

Por Sofia Lorena

ra respondeu que os EUA tinham de aceitar Bin 
Laden como personagem importante da “crise 
actual”. Os defensores do canal argumentaram 
que é fácil confundir acesso com apoio. 

Foi Taysir Alouni, jornalista espanhol 
nascido na Síria, então chefe da delegação da 
Al-Jazira em Cabul, que conseguiu a primeira 
mensagem e a entrevista. Hoje está preso em 
Espanha, acusado pelo juiz Baltasar Garzón de 
actividade terrorista através de financiamento, 
apoio logístico e recrutamento para a Al-Qaeda. 
A Al-Jazira defende a inocência de Alouni.

O Iraque é uma guerra suja
Com oito equipas no terreno, a Al-Jazira teve 
uma participação de peso na narrativa da guerra 
do Iraque. O primeiro alvo das forças terrestres 
foi Umm Qasr, o porto do Golfo, perto da fron-
teira com o Kuwait. Durante dois ou três dias 
foi dado como conquistado, apesar de os com-
bates continuarem, como mostrava a Al-Jazira. 
Pouco depois, quando na Europa e nos EUA se 
noticiava uma revolta em Bassorá, o canal, o 
único dentro da cidade, divulgava imagens de 
ruas tranquilas. Ao mesmo tempo, e em contra-
ponto com as imagens de explosões longínquas 
obtidas pelos embedded, a Al-Jazira mostrava 
cadáveres empilhados nos hospitais. 

O ano de 2004 ficou marcado por duas ofen-
sivas contra a cidade sunita de Falluja, a oeste 
de Bagdad. De dentro da cidade completamente 
cercada em Abril, as imagens das vítimas che-
garam via Al-Jazira. Na segunda ofensiva, em 
Novembro, as forças americanas (e iraquianas) 
já levavam jornalistas embedded, ao mesmo tem-
po que a Al-Jazira perdera toda a margem de 
manobra: em Setembro, o Conselho de Governo 
encerrara e selara os escritórios da televisão em 
Bagdad.

Os vídeos dos reféns
A Al-Jazira garante que nunca transmitiu uma 
decapitação, mas a ideia de que o fez generalizou-
se. Por exemplo, no caso de Margaret Hassan, 
a directora da ONG Care raptada no Iraque em 
Outubro de 2004 (e depois encontrada morta), a 
televisão do Qatar diz ter recebido cinco vídeos, 
recusando passar parte deles. Na mesma altura, 
a televisão obteve um vídeo de três macedónios 
raptados pelo Exército Islâmico: pôs no ar partes 
da gravação e explicou que o restante mostra-
va a decapitação dos reféns. A gravação destas 
decapitações, entre outras, foi disponibilizada 
pela Internet e passou noutras televisões: “E por 
causa da reputação da Al-Jazira, as pessoas erra-
damente atribuem-nos as imagens”, afirmaram 
os responsáveis do canal.

Com ou sem decapitações, os vídeos dos reféns 
juntaram-se à lista de casos que alimentam as 
acusações de propaganda feitas à Al-Jazira. Co-
mo as imagens dos cinco assustados soldados 
norte-americanos capturados pelo exército de 
Saddam ou outras de americanos ou britânicos 
mortos. Ao rótulo de veículo de propaganda, o 
canal responde sempre que é preciso mostrar 
o que está de facto a acontecer. Sejam soldados 
mortos ou as vítimas libanesas da cidade de Qa-
na, alvo de um ataque aéreo israelita em Julho, 
num dia em que a Al-Jazira deixou de lado os 
pivots e durante horas transmitiu para todo o 
mundo árabe imagens dos estragos e dos corpos 
a serem removidos dos escombros.

Presidenciais americanas
O mesmo canal que convida comentadores que 
não chamam Israel nem os EUA pelo nome, pre-
ferindo “entidade sionista e aliados”, antecedido 
ou não por adjectivos fortes, ofereceu em 2004 aos 
espectadores árabes um tratamento abrangente 
das presidenciais nos EUA entre Bush e John 
Kerry. A cobertura incluiu as primárias mais 
importantes e arrancou em Janeiro – as eleições 
foram em Novembro. S. Abdallah Schleifer, 
director do Centro Adham na Universidade 
Americana do Cairo, defende que esta cobertu-
ra das presidenciais “visava obviamente ajudar 
os espectadores a acompanhar o que estava a 
acontecer durante a campanha e perceber os 
fundamentos do sistema americano”. ■

Vítima da guerra no Afeganistão

Uma das várias imagens de Bin Laden

A refém que depois foi morta, Margaret Hassan

Soldado americano capturado no Iraque

Bush numa mensagem para o mundo árabe


